sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Espanha já não é o que era....

Eu sempre disse. Melhor ter vizinho exemplar e glorioso do que um qualquer baço e triste encosto.
Fraca compensação para quem tem cinco vezes menos área, quatro vezes menos gente e pobreza desgraçada.
Espanha era amor-ódio. Feita de inveja e admiração. Estranheza e curiosidade.
A lufada de ar fresco que se sentia ao atravessar a fronteira diminuía-nos as penas de viver em Portugal, e estava logo aqui ao lado.
Agora não sei...não sei.
Aquilo anda reboliço, confusão, falta de educação. O dia nacional, 12 de Outubro, vai assim ser comemorado: no país basco manifestação, quando não bombas...na catalunha a imagem do rei será queimada e 'espanya' maldita...na galiza as pessoas têm mais que fazer...e por Madrid fascistas naftalentos sujarão as ruas, enquanto ao lado, na mesma Madrid, emigrantes da américa espanhola lamentarão bem alto a colonização castelhana (definitivamente fazer amigos não é o forte dos nossos irmãos). Enfim. É preciso coragem para chamar a Espanha um país. Ou então ser tonto!
Eu lembro-me da publicidade da 'oficina de turismo de españa' ser uma inspiração e um convite irrecusável...agora...agora vocês abram qualquer revista e olhem para o que 'ellos' nos dizem. Aquilo parece obra de agente infiltrado. É de uma pobreza de ideias e de um cansaço de vistas que não sei que diga.
Anda triste Espanha...'menos mal, nos queda portugal!'

Um comentário:

ERRO FATAL disse...

Belo texto.
Está de volta o nosso H.